O Homem de Gelo, também conhecido como Ötzi (por causa do nome da geleira na qual foi encontrado, em 1991, que se chama Ötztal) é uma múmia humana que foi preservada pelo gelo por cerca de 5300 anos. A importância dessa múmia se deve ao fato de que seu bom estado de conservação permitiu aos pesquisadores compreender melhor como era a vida na Europa durante a Idade do Bronze.
Ötzi foi profundamente estudado (tanto que até as suas últimas refeições foram descobertas – antes de morrer ele havia comido carne de bode da montanha e carne de veado, com acompanhamento de alguns cereais), assim como seus apetrechos e roupas. E agora o Instituto Europeu de Pesquisas Eurac criou e disponibilizou online uma ferramenta de visualização de imagens dedicada inteiramente a essa múmia.
A múmia pode ser vista sob iluminação natural ou ultra-violeta, em 360 graus, e é possível aplicar zoom em qualquer imagem. Além disso é possível visualizar Ötzi em três dimensões, desde que você tenha à mão óculos 3D.
Uma curiosidade: a múmia tem 57 tatuagens espalhadas pelo corpo, e todas elas são visíveis através dessa ferramenta do Eurac.
Para acessar:
http://www.icemanphotoscan.eu
Fonte:
http://zootropole.com.br/
Para mais informações:
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_saga_revivida_de_otzi_o_homem_do_gelo.html
Mistérios sobre Ötzi:
http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4397/os_misterios_de_otzi/
Nenhum comentário:
Postar um comentário