Cientistas projetam megaescudo para proteger a Terra
O momento-chave da missão Don Quixote: a sonda Impactor (Hidalgo) choca-se com o asteroide enquanto observado, a partir de uma distância segura, pela sonda Sancho. Ilustração
Ambicioso projeto internacional, liderado pela Agência Espacial Alemã (DLR) em colaboração com especialistas de todo o mundo, planeja desenvolver o NEOShield, um megaescudo capaz de enfrentar as ameaças do espaço, como grandes asteroides ou cometas, que poderiam colidir contra o nosso planeta. Além de definir qual seria o melhor desenho arquitetônico e de engenharia para lidar com possíveis ameaças vindas do espaço, o projeto também vai estudar respostas para cada situação considerada perigosa.
O NEOShield surgiu após pesquisas que demonstram o grau de realidade destas ameaças. Segundo estudos e observações, além dos objetos regulares que entram anualmente na Terra, a cada 2.000 anos receberemos o impacto de um deles, com tamanho capaz de causar danos locais. Além disso, a cada um ou 2 milhões de anos receberemos a visita de uma rocha imensa que pode ter efeitos globais.
E, por outro lado, segundo a informação recolhida pelo telescópio WISE da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), a maioria dos 19.500 objetos, entre 100 e 1000 metros, que são potenciais ameaças, não foram identificados. É por isso que o NEOShield é um projeto de valor ainda incalculável, já que ligará todos os conhecimentos e avanços científicos e tecnológicos com a finalidade de prevenir e controlar futuros desastres provenientes do espaço.
CRÉDITO: NASA'S GODDARD SPACE FLIGHT CENTER
Ilustração da NASA mostra como uma hipotética missão no futuro pode vir a empregar a tecnologia de 'raio trator'
Fonte:extraterrestres 1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário