As esferas de Klerksdorp

As esferas de Klerksdorp são rochas esféricas ferrosas encontradas em Ottosdal, na Africa do Sul, sobre um estrato Pré-cambriano.

Encontram-se atualmente expostas no Museu de Klerkdorp. A idade aproximada das esferas metálicas de Klerksdorp é de 3 BILHÕES de anos, que está compreendida entre o período pré-cambriano que vai de 4,5 bilhões de anos, até o surgimento de uma larga quantidade de fósseis, que marca o início do período Cambriano da era Paleozóica do éon Fanerozóico, há cerca de 540 milhões de anos.

 

As esferas possuem diversas características que as tornam notáveis. Elas medem de 1 a 4 polegadas e são formados por uma estranha mistura de níquel e aço, que não é encontrada na natureza, ou seja, o objeto teria sido manipulado por alguém para ser criado.

 

Todavia as esferas foram extraídas de uma rocha pirofilita (associada a minerais aluminosos) e após serem estudadas por especialistas, uma análise feita através da técnica do rádio-isótopo revelou que estes objetos possuem cerca de 2,8 a 3 bilhões de anos!

 

Além disso, as esferas, quando abertas revelam um tipo de material esponjoso que se desintegra em pó, quando em contato com o ar. Possuem um equilíbrio de peso extremamente bem calculado e a maioria curiosamente guardam uma grande semelhança com Iapetus, uma das luas de Saturno. Outras ainda tem 3 riscos paralelos ao redor de si.

 

No museu sul-africano de Klerksdorp, uma das esferas guardadas misteriosamente é capaz de ficar girando em torno do próprio eixo, mesmo sem sofrer nenhum tipo de vibração externa. Ela ainda é capaz de oscilar num parâmetro de um milésimo de polegada, com absoluta perfeição.

 

Os técnicos da Nasa, depois de análises no artefato concluiu que não existe tecnologia terrestre capaz de produzir um objeto tão equilibrado quanto uma dessas esferas e o único modo da tecnologia humana, ou mesmo da natureza, criar algo tão equilibrado assim, seria em gravidade zero.

fonte:wikipédia/opiniãominijiana

Nenhum comentário: