
O Disco de Phaistos é um achado arqueologico, provavelmente datado do metade ou do final da Era do Bronze, da civilização Minóica .
Foi descoberto pelo arqueólogo italiano Luigi Pernier,no sítio arqueológico do Palácio Minóico de Festo,proximo a Hagia Triada na costa sul de Creta.
Luigi Pernier.

Muitos dos desenhos representam coisas facilmente identificáveis, do dia a dia, incluindo figuras humanas, peixes, aves, insetos, plantas, um barco, um escudo etc... O disco apresenta traços de correções feitas pelo escriba em vários lugares.
Muitas tentativas foram feitas para decifrar o código que está por trás dos glifos do disco. Historicamente, muita coisa foi proposta: orações, uma narrativa ou uma história de aventura, um "psalterion", um apelo às armas, um jogo de tabuleiro, e até um teorema geométrico.

Seu propósito, significado e até mesmo o local aonde foi feito, permanecem disputados, fazendo do disco um dos mais famosos mistérios da Arqueologia. Este objeto único atualmente está em exibição no Museu de Arqueologia de Iraclio em Creta,Grécia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário